top of page
Weston_Logo_PNG-7.png

Novas publicações toda Segunda as 18:00hs Roqueiro | Mofado

Foto do escritorFernando Godoy

VÍDEO CLIPE - UMA ARTE ESQUECIDA


Se hoje em dia estamos a um clique do que bem entender perante um PC ou um smart fone, fica difícil imaginar como era a vida antes da Internet e da própria MTV em termos de acesso à música.

Quando escutava e via vídeos clipes na TV o mundo era totalmente diferente do que é hoje em dia. Nós só dispúnhamos das lojas de discos e de alguns programas que passavam nas TVs abertas (esqueça TV a cabo, nem sequer havia isso). O que de fato tínhamos, ao menos que recordo, era um programa na extinta TV Manchete – FMTV, cuja apresentação ficava a cargo do DJ Marcão e do insuportável comediante (hoje em dia) João Kleber, naquela época ele até que era engraçadinho. O programa foi um marco, ao menos para mim, o que eu tinha de clipe gravado no Sony Betamax era uma coisa de doido. Lembro bem de vários que assisti por lá – Owner for a lonely heart do Yes; Jump, Panama e Hot for Teachers do Van Halen; Smoking in the boys Room do Motley Crue; Separate Ways do Journey e tantas outras. No referido programa do famigerado João Kleber, lembro quando ele apresentou o programa com a perna quebrada e seu companheiro, Marcão, anuncia o próximo clipe da seguinte forma: “...e vem aí uma banda que o guitarrista só se apresenta de calças curtas e roupa colegial...” Ele se referia ao ACDC e especificamente ao guitarrista Angus Young. Daí o João Kleber dizia: “Besteira isso, e eu que só me apresento de perna engessada...” O clipe era Flick of the Switch.

Havia ainda o clip clip da Rede Globo e o Mixto Quente que passava em alguma praia do Rio, onde rolava ao vivo shows de Titãs, Kid Abelha, Paralamas Camisa, Ira, Plebe Rude... Ainda me recordo que o lançamento de algum clipe era um evento de primeira grandeza. Chegava a passar no Fantástico (quando ainda fazia jus ao nome). Como se esquecer do clipe do Kiss de Tears are falling ou quando o país quase parou quando da chegada do “novo” vídeo do Michael Jackson – Thriller, ou do mega produzido Black or White, que revolucionou a técnica de se fazer clipes na época.



Lá em casa reuníamos os amigos para assistir aos vídeos, onde a gente brincava de imitar os artistas que passavam nos clipes, cada um escolhia um. Quando “interpretávamos” Jump do Van Halen, era cada pinote e queda que a gente levava, tentando reproduzir as piruetas do David Lee Roth, que já valiam a resenha do resto do dia.

Depois da chegada da MTV, tudo ficou mais profissional e mais diversificado – Fúria Metal do Gastão e Clássico MTV com Fábio Massari eram os meu preferidos.



A partir da massificação da Internet (diria que de 2010 em diante) começou o declínio desses programas focados em clipes, inclusive a própria MTV, que se tornou tudo menos um canal de música, resumindo-se a mera repetidora dos quase sem fim reality shows da vida. Mas com certeza ficou o legado, e na própria rede tem como conferir esses programas tão marcantes e formadores de gostos musicais Brasil afora.


GODOY CLIPE SHOW


 






120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BOTA PRA FUDER!!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Post: Blog2_Post
bottom of page